A Escola de Ciências da UMinho volta a integrar um programa universitário da Noite Europeia dos Investigadores, dedicada ao tema “SCILIFE – Science in Everyday Life / Ciência no dia-a-dia”, que irá decorrer nos dias 30 de setembro de 2016 e 29 de setembro de 2017, num consórcio com as Universidades de Lisboa, do Porto, Nova de Lisboa, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e a Câmara Municipal de Lisboa.

Na Escola de Ciências da UMinho, a equipa do projeto é constituída por Estelita Vaz (coordenadora), Alice Dias, Ana Carvalho, Ana Cunha, Arminda Manuela Gonçalves, Cláudia Mendes Araújo, João Paulo André, Luís Gonçalves, Maria Teresa Almeida, Nuno Castro, Pedro Pimenta Simões, Sandra Carvalho e Sandra Paiva.

A Escola de Ciências da UMinho coordenará todas as atividades que decorrerão nessa noite em Braga, estando a ser planeado um programa destinado ao grande público que pretende mostrar a investigação de enorme qualidade produzida em Portugal e, em particular, em Braga. Esta será igualmente uma excelente oportunidade para as unidades de investigação locais se conhecerem e partilharem informação sobre a investigação que desenvolvem.

A Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa que pretende quebrar as barreiras que separam a Ciência dos cidadãos e desmistificar a imagem do cientista distante e inacessível. “Ciência no dia-a-dia” tem sido percebida como um lema para estimular a participação do público em geral, especialmente do público jovem, com atividades de investigação e de transmissão do conhecimento científico. Ao adotar este objetivo para Noite Europeia dos Investigadores, temos a intenção de potenciar a consciência pública sobre o quanto a ciência influencia o nosso modo de vida, mas também dar aos investigadores a oportunidade de concretizar a perceção do grande público sobre o seu trabalho e melhorar os contactos entre os investigadores e os cidadãos para reforçar os esforços de inovação.

Para além das atividades durante a Noite, iremos promover uma série de atividades preparatórias, que decorrerão nos meses de junho, julho e setembro, de forma a cativar o público em geral para este grande evento e, mais eficazmente, divulgar a ciência e o papel dos nossos cientistas na qualidade de vida do cidadão comum, no seu dia-a-dia.

Esperamos que esta Noite Europeia dos Investigadores continue o sucesso crescente das edições anteriores.

SCILIFE – Science in Everyday Life – is a Portuguese consortium for the European Researchers’ Night (ERN). Using the theme of Science in Everyday Life as background, SCILIFE will address ‘traditional’ science and society issues – e.g. citizens’ engagement with sustainable and inclusive research, scientific careers, society’s involvement in science policy, decision making and collective deliberation – but it will do so by bringing Responsible Research and Innovation (RRI) strategically into the public debate.
Activities hands-on, workshops, science cafes, street animation and a concert will be structured in order to highlight and raise awareness towards the main aims of contemporary RRI – responsibility, transparency and openness – in the sciences, arts and humanities, as well as their alignment with European culture and values.
The SCILIFE consortium is coordinated by the University of Lisbon through its National Museum of Natural History and Science (MUHNAC). It combines major universities in Portugal – Porto, Minho, Nova University of Lisbon, the University Institute of Lisbon – and the Municipality of Lisbon, together with more than 50 associated partners from the academic sector, industry, NGOs and civil society. It covers the most populated regions of Portugal, with direct and indirect impacts expected to reach thousands of people, particularly the youth.
This project has been supported by the EU under HORIZON 2020 in the framework of the Marie Skłodowska Curie actions.
CALL Noite Europeia dos Investigadores 2017
Convite à apresentação de propostas de atividades para a Noite Europeia dos Investigadores 2017, em Braga.
Envio de propostas até dia 30 de junho de 2017, através do formulário em baixo, ou do link https://goo.gl/forms/097TqRqui0bYf8MA3

Contactos:
neinvestigadoresbraga@gmail.com