O Departamento de Química da Universidade do Minho e a Sociedade Portuguesa de Química organizam no dia 22 de Abril de 2017 as “Olimpíadas de

Química Júnior”. O evento pretende dinamizar o estudo e ensino da Química nas escolas básicas, despertar interesse por esta ciência, cativar vocações para carreiras científico-tecnológicas entre os alunos dos 8º e 9º anos e, também, aproximar as escolas básicas e as universidades. As “Olimpíadas de Química Júnior-2017” organizadas pelas professoras Maria Manuela Silva, Maria Gabriela Botelho, Maria José Medeiros, Maria Manuela Raposo, Susana Costa e Sílvia Lima constituem um concurso entre 30 equipas de três alunos de diferentes escolas da região, que têm que efetuar uma prova teórica com questões sobre imagens, filmes e/ou animações projetadas e uma prova laboratorial com questões baseadas na observação de montagens experimentais. As provas decorrem no anfiteatro de Escola de Ciências e nos laboratórios do Departamento de Química.
Enquanto decorreram as provas no anfiteatro de Escola de Ciências e nos laboratórios do Departamento de Química os professores acompanhantes foram convidados a assistir a uma palestra proferida pelo professor Michael Smith “Chemistry world- a ligação química”.


Após o almoço os participantes tiveram oportunidade de assistir a uma interessante palestra intitulada “A Química na Saúde: a aventura de descobrir novos medicamentos” que foi proferida pela Professora Doutora Alice Dias.
Após a palestra ocorreu a tão aguardada divulgação de resultados e atribuição dos prémios tendo a classificação sido:
1º Classificado- Escola Básica Integrada com Jardim de Infância de S. Martinho do Campo do Concelho de Santo Tirso participou com os alunos Beatriz de Sousa Machado, Ana Catarina Ferreira Gomes e João Vitor Martins Ferreira acompanhados pela professora Paula Cristina Gonçalves Portela.
2º Classificado- Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Júlio Brandão do concelho de Vila Nova de Famalicão participou com os alunos Ana Carolina Faria da Costa, André Costa Lima e Gonçalo da Silva Pereira Teixeira acompanhados pela professora Maria de Fátima Ferreira.
3º Classificado- Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Gualtar do concelho de Braga participou com os alunos Mafalda Queiroga Duarte Bahia Gomes, Madalena Freitas Passos e Manuel José de Castro Carvalho acompanhados pela professora Leonor Lopes.
Este evento terminou com um lanche convívio entre todos os participantes.