As Olimpíadas de Química (OQ), são concursos de resolução de problemas teóricos e práticos de química, dirigidos aos estudantes do ensino básico e secundário e organizados pela Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) em conjunto diversas universidades associadas à iniciativa.

O Departamento de Química da Universidade do Minho colabora desde 2005 com a Sociedade Portuguesa de Química na organização das OQ. Estas Olimpíadas pretendem dinamizar o estudo e o ensino da Química nas Escolas Básicas e Secundárias, despertar o interesse por esta ciência, assim como cativar vocações para carreiras científico-tecnológicas entre os alunos do ensino básico e secundário.

As olimpíadas estão organizadas em Olimpíadas de Química Júnior (OQJ, dirigidas aos alunos do 8º e 9º ano de escolaridade) e Olimpíadas de Química Mais (OQ+, para os alunos de 10º e 11º ano de escolaridade).

A informação completa sobre as OQJ e OQ+ (inscrição, regulamento) poderá ser consultada na página da Sociedade Portuguesa de Química no link:
http://www.olimpiadas.spq.pt