Dos resíduos agroflorestais aos materiais de base biológica: a nossa contribuição

O crescimento da população mundial e consumo de recursos naturais, aliados aos desafios emergentes das alterações climáticas, tornam imprescindível o desenvolvimento de produtos de origem renovável ​​e sustentável. Neste contexto, a lignina e a celulose são particularmente relevantes devido à sua abundância. A lignina é um polímero aromático encontrado na parede celular vegetal com uma elevada produção global, sendo a maior parte gerada como coproduto das indústrias de polpa de papel. Por outro lado, a celulose é considerado o biopolímero mais abundante na Terra, mas muitas aplicações dependem da sua dissolução e regeneração, o que podem ser tarefas complicadas. Nesta comunicação, alguns dos trabalhos recentes sobre dissolução, extração e valorização de celulose e lignina proveniente de resíduos agroflorestais em novos materiais de base biológica serão brevemente apresentados.