A Química na Universidade do Minho surge pela primeira vez sinalizada na Top 500 mundial no Shanghai Ranking´s Global, Ranking of Academic subjects 2017.

Este processo envolve a recolha e avaliação de dados de mais de 4000 universidades do mundo em 52 áreas distintas. O conjunto de indicadores usados nesta avaliação incluiu o número de artigos científicos publicados que não pode ser inferior a 200 no período de 2011 a 2015, e também o seu impacto na área científica correspondente e o nível de colaboração internacional das publicações.

Para além da Química, a Universidade do Minho viu destacadas neste Ranking a Física, no top 400 mundial e as Ciências Médicas, no tema da Saúde Pública, incluído no Top 500. Na área de Engenharia, um destaque especial para a Engenharia Biomédica, Engenharia Civil e Ciência e Tecnologia Alimentar (top 100), a Biotecnologia (top 200), a Engenharia Mecânica e a Engenharia Química (top 300) e a Engenharia e Ciências da Computação a par com a Engenharia de Materiais (top 400). Nas Ciências Sociais as áreas da Economia e da Psicologia, surgem ambas no Top 300 mundial.

Parabéns à Universidade do Minho!