Investigação

Química Sustentável:
Novos Métodos e Materiais

O grupo “Química Sustentável: Novos Métodos e Materiais” (SC) reúne investigadores com conhecimento e experiência em química analítica, catálise, química física, eletroquímica, ciência dos materiais e química sustentável. A estratégia do Centro de Química contempla o desenvolvimento e a aplicação de materiais inovadores e funcionais direcionados/focados em áreas pertinentes de desenvolvimento, considerando vias sustentáveis.

Os projetos de investigação em curso incluem as seguintes áreas/tópicos:

• preparação e caracterização de materiais poliméricos avançados para uso em baterias de elevada potência, dispositivos eletrocrómicos, aplicações eletrónicas e revestimentos ecológicos;
  • desenvolvimento de materiais multifuncionais sustentáveis a partir ou inspirados em materiais de base natural e exploração do uso de resíduos industriais;
  • hidrogéis termo-sensíveis avançados baseados em polímeros naturais, para libertação de espécies ativas em materiais têxteis;
  • desenvolvimento de meso e nanoestruturas com aplicação em terapias inovadoras e sistemas de purificação de água;
  • desenvolvimento de métodos e dispositivos eletroquímicos para deteção e redução de poluentes;
  • valorização das substâncias húmicas a partir de resíduos orgânicos.

Os temas de investigação em estudo têm em consideração as questões da sustentabilidade e valorizam/promovem a economia circular.

Esta investigação é realizada em colaboração com  grupos de investigação nacionais e internacionais, académicos e do meio empresarial, atingindo-se desta forma as metas propostas de investigação fundamental e de Ciência & Tecnologia. Estas parcerias, estabelecidas sob a forma de projetos, programas contrato, bolsas de doutoramento e mestrado, originaram nos últimos anos outputs de elevada qualidade, tais como artigos científicos, livros, patentes e teses.