SolPoWins
Janelas Inteligentes Accionadas pelo Sol para Edifícios Sustentáveis
Dispositivos dinâmicos coloridos estéticos, de vidro ou flexíveis, acionados a energia solar, estão a ser desenvolvidos visando aplicações em janelas inteligentes de edifícios de balanço energético nulo (ZEBs) das futuras cidades sustentáveis.
As janelas integradas irão incorporar um dispositivo eletrocrómico ou um dispositivo eletrocrómico/termotrópico com emissão em vários comprimentos de onda e alimentado por dispositivos fotovoltaicos comerciais, em associação com concentradores solares luminescentes. Serão utilizados eletrólitos sustentáveis, os quais serão preparados por métodos baratos, rápidos e verdes, envolvendo vários agentes dopantes.
Este projeto pretende ser uma solução para atingir o objetivo 11 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para 2030. Espera-se que favoreça um futuro energético mais sustentável nas cidades, promovendo a construção de fachadas de edifícios mais apelativas do ponto de vista arquitetónico, e possibilitando um melhor estilo de vida (controlo da luminosidade, maior conforto térmico/visual no interior dos espaços, e melhor visão para o exterior).
Universidade do Minho (UM)
Rui Pereira (PI_CQ) – CQUM
Maria Manuela Silva – CQUM
Sandra Cerqueira – CQUM
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (CQ-UTAD)
Verónica de Zea Bermudez, PI
Mariana Fernandes
Filipe Santos
Maria P. Gonçalves
REQUIMTE
Abel Duarte
Helena Gonçalves
Universidade da Beira interior (UBI)
Sílvia C. Nunes (CICS)
Universidade de Aveiro (UA)
Maria Rute André - co-PI
Ana Gomes
Luís Carlos
Marita Cardoso
Sandra Correia