Sobre Nós

Centro de Química da Universidade do Minho (CQUM)

O Centro de Química da Universidade do Minho (CQUM) é uma unidade de investigação integrada na rede nacional de centros de investigação financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). O CQUM tem a missão de promover a investigação, a formação avançada e a divulgação dos resultados obtidos no decurso dos projetos científicos em curso no domínio da química e na sua interface com áreas como a biologia e a medicina, física, matemática, ciência de materiais e nanociências. O CQUM tem ainda como objetivo acrescido afirmar-se como polo de criação e transferência de conhecimento com entidades externas como empresas e outros centros de I&D, por via de prestação de serviços e desenvolvimento conjunto de projetos de investigação e desenvolvimento tecnológico.

Comissão Diretiva
Manuela Silva (Diretora)
Alice Carvalho (Diretora adjunta)
Fernanda Proença
Luís Monteiro
Rui Pereira
Susana Costa

Comissão de Acompanhamento Externa
Prof. Bing Xu - Brandeis University, USA
Prof. Nuno Maulide - University of Viena, Austria
Prof. Miguel Bañares - Madrid, Spain

Equipa

Atualmente, o grupo de 29 membros efetivos, juntamente com cerca de 100 alunos de doutoramento e de mestrado, dedicam-se essencialmente ao desenho, preparação e caraterização de novos candidatos a fármacos, e à preparação e modificação de novas moléculas precursoras de materiais com propriedades relevantes para as soluções tecnológicas do futuro. A preocupação com aspetos ambientais e de sustentabilidade tem reforçado o desenvolvimento de métodos ecológicos e de preparação de materiais menos agressivos para o ambiente e de técnicas analíticas para controlo de poluentes.

A maior parte destes trabalhos envolve áreas científicas complementares e decorre em colaboração com investigadores nacionais e estrangeiros, refletindo que a investigação atual é desenvolvida na interface da química com áreas como a biologia e a medicina, física, matemática, ciência de materiais e nano-ciências/tecnologia.